- Área: 400 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Diez Veinte Estudio
-
Fabricantes: GISANGROUP, Vitelsa
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto El Olivo, localizado no Lago Calima, Colômbia, nasceu da ideia de criar uma casa de veraneio que no futuro pudesse funcionar como hotel. Os fatores determinantes do projeto foram: a existência de um terreno alongado de grande inclinação, o fato de que a construção deveria acontecer no menor tempo possível devido a sua localização, que é fora da cidade, e, além disso, considerar que deveria ser estabelecida uma relação direta com o lago. Graças a isso, a casa foi proposta em duas varandas; longas e estreitas, permitindo, assim, usar toda a frente do lote e poder implantar os espaços com uma vista privilegiada do lago. Na varanda mais alta estão localizados três módulos que tem relação direta com o lago.
Esses módulos alongados com acessos independentes se conectam por meio de jardins e terraços. O primeiro módulo, por se tratar da área social, tem pé-direito duplo e contempla a cozinha, a sala de jantar, a sala de estar e a de televisão. Seu acesso se da por uma grande abertura em uma de suas paredes e leva a um deque do qual nasce uma oliveira que abriga a área social. O segundo módulo tem acesso por um jardim posterior e se compõe de três apartamentos iguais com suas próprias cozinhas, salas de jantar e de estar.
Finalmente, o terceiro módulo, localizado acima do segundo, contém mais três apartamentos e é possível acessa-lo da área social ou do jardim posterior por uma escada externa. Tanto na varanda alta quanto na baixa encontram-se áreas externas como deques, áreas verdes e jardins que se conectam entre si. Sua construção é resolvida por meio de uma estrutura metálica portante que ajudou na rápida execução, fechamentos com blocos de concreto produzidos em obra e madeira para a fachada. Todos esses materiais foram deixados aparentes e se misturam com a vida oriunda da vegetação dentro e fora da casa.